OMS ressalta importância de cuidados com mães e recém-nascidos

0

Lema da campanha global deste ano é “Aja agora para o parto seguro e respeitoso”. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Anvisa.

A melhoria do cuidado seguro para mães e recém-nascidos é o foco da campanha de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Neste ano, o lema é “Aja agora para o parto seguro e respeitoso”. No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da Anvisa.  

A ação visa mobilizar organizações governamentais e não governamentais, além da sociedade civil, em torno de iniciativas em prol da melhoria do cuidado para a redução de complicações e mortes de mulheres e recém-nascidos.  

De acordo com dados da OMS, cerca de 810 mulheres em todo o mundo vão a óbito diariamente por causas evitáveis ​​relacionadas à gravidez e ao parto. Neste cenário, cerca de 6.700 recém-nascidos morrem todos os dias, o que representa 47% de todas as mortes em crianças menores de cinco anos – a literatura científica aponta, ainda, que as infecções relacionadas ao parto e ao período neonatal tem um grande impacto nessa mortalidade.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Assista o vídeo no YouTube

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here